Fim do «bafo» !
O mau hálito é o primeiro sintoma de problemas na boca ou mesmo no aparelho digestivo de um cão. Portanto, nada de ignorar aquele cheirinho desagradável. Os cães tais como Poodles e Yorshires, são mais propensos a doenças do gênero, por terem dentes mais juntos. Aqui estão as causas com os respectivos tratamentos, de um «bafo» arrepiantemente mau:
Causa nº1 Tártaro aliado a restos de comida presos nos dentes, pode causar infecções. Gengivite: infecção da gengiva, muitas vezes caracterizada por sangramentos. Possivel tratamento: Escovar regularmente os dentes previne a formação do tártaro e da gengivite. Se o tártaro já estiver formado, uma raspagem pode ser feita pelo veterinário.
Causa nº2 Tumores aparecem como caroços nas gengivas. Possivel tratamento: O médico deve avaliar se o tumor é ou não maligno. Ele deve ser removido cirurgicamente.
Causa nº3 Crescimento prolífero das gengivas: problema hereditário, mais comum em raças como Boxers e Bull Terriers, caracterizado por um crescimento nas gengivas que pode até cobrir os dentes. Possivel tratamento: Antibióticos melhoram as infecções causadas pelo crescimento. Mas, muitas vezes, só uma cirurgia pode remover a gengiva.
(dicas dadas pelo médico veterinário canadense Bruce Fogle no livro "The Complete Dog Care Manual" - Editora Dorling Kindersley)
Nada melhor que cuidar da boca dos nossos cães, não ignorem o «bafo» mau desses animais, e cuidar deles que bem mereçem. Se não... têm que aguentar com o mau cheiro deles. Se preferirem não dar o trabalho de um tratamento, olhem ... e viva o «bafo»!
segunda-feira, novembro 17, 2003
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário