sábado, novembro 15, 2003

Parvovirose
Infecção por vírus, contagiosa, que incide em cães de qualquer idade desde o inicio dos anos 80, mas afecta preferencialmente os cães jovens (entre as 6 semanas e os 6 meses). Doença aparentada à panleucopenia felina.
Evolução da doença:
vómitos constantes, diarreia espumosa, ligeiramente tingida de sangue e com um cheiro desagradável; os tecidos apresentam-se secos, as febres altas alternam com hipotermia; o cão está apático, tem tremores, pouco ou nenhum apetite. Dores de barriga e cólicas. Trata-se essencialmente de uma inflamação aguda do intestino delgado, que destrói a mucosa intestinal. Os cachorros de 4 a 10 semanas podem morrer ao fim de 1 a 2 dias, por insuficiência cardíaca. A doença dura 1 a 2 semanas nos casos graves. Se o animal sobreviver à primeira semana, pode geralmente considerar-se livre de perigo.
Tratamento:
Administração de soro hiperimune ajuda a aumentar um pouco a resistência do organismo. Na primeira fase, o cão precisa de soro hidratante para combater os vómitos e sobreviver. Ao fim de 2 dias de jejum, deve introduzir-se uma dieta, que será fundamental para o êxito da cura. A dieta será acompanhada por antibiótico e medicação destinada a minorar os espasmos intestinais, a diarreia e os vómitos. Terá de ser observada uma escrupulosa higiene, de modo a que o animal doente não contagie outros cães.

Sem comentários: